sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Passo a passo: montando um bolo de três andares

Pode pareceer um inferno montar um bolo de mais de um andar, mas na verdade não é. Basta tomar alguns cuidados que tudo dá certo.
Você precisará de:
  • uma base para o bolo (a da foto é de madeira)
  • 1 bolo de 25 cm de diâmentro já coberto com pasta americana e com fundo de isopor (clique aqui para ver como fazer)
  • 1 bolo de 20 cm de diâmetro já coberto com pasta americana e com fundo de isopor
  • 1 bolo de 15 cm de diâmetro já coberto com pasta americana e com fundo de isopor
  • glacê real
  • 1 palito de churrasco
  • Suporte para bolo de plástico (custam em média R$ 15,00 com 4 unidades - vai sobrar)
  • faca com serra para cortar o suporte
ISOPOR: quando for preparar o bolo, faça em cima de uma placa de isopor do mesmo diâmetro (é possível comprar pronta) coberta com papel alumínio (cole o papel com cola quente para evitar que rasgue quando cortar o bolo).



  1. Coloque o bolo na base que desejar e insira o palito e churrasco no meio. Não há necessidade de cortar, pois a ideia e atingir até o último andar do bolo.
  2. Fure o bolo com o suporte de bolo e marque sua altura.
  3. Corte no tamanho exato do bolo e o insira totalmente na massa.
  4. Coloque pelo menos quatro para que sirva de um bom suporte para o segundo andar tomando cuidado para distribuir adequadamente evitando que o bolo ceda de algum dos lados. espalhe um pouco de glacê real para que andar de cima grude.
  5. Coloque o segundo andar deixando que o palito de churrasco perfure o isopor e massa.
  6. Faça o mesmo procedimento para que psosa colocar o terceiro andar. Não esqueça de passar o glacê real.
  7. Coloque o terceiro andar e passe no bolo todo um alisador.
  8. Bolo pronto e decorado!

105 comentários:

  1. oi Catarina, você pode me dizer onde posso encontrar esses tubinhos que vão dentro do bolo como suporte? Já procurei em vários lugares e nunca encontrei! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda. Vc é de São Paulo? Eu comprei na Barra Doce. Sei que você acha em outras lojas, inclusive algumas on line. Esses são da Wilton. Há quem use os de pvc (acho que não tem problema, os envolveria com papel filme, só para evitar contato com o bolo).
      beijo!

      Excluir
    2. oi tenho uma duvida os cones que são colocados na base de baixo do bolo eu preciso colocar na segunda base tbm??

      Excluir
  2. Oi, eu gostaria de saber se na hora que cortar o bolo não vai dar problemas quanto ao isopor?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Irene. Obrigada por postar sua dúvida. Isso ajuda a enriquecer o blog!
    O isopor que vai embaixo de cada andar deve estar revestido por papel alumínio: você precisará de um disco de isopor de cerca de 1 cm de altura, pistola de cola quente e tanto quanto baste para cobrir o disco com papel alumínio.
    Vc deverá esquentar a pistola e passar a cola em linhas paralelas juntas uma da outra sobre toda a superfície do disco e a cada duas ou três linhas de cola você deverá colar o papel alumínio até cobrir toda a superfície (dos dois lados). Não deixe nenhum pedaçlo sem cola.
    Vou fazer um passo a passo nos próximos dias para demonstrar.
    O importante é colar com cola quente e jamais com outro tipo de cola, pois na hora de cortar o bolo o papel sairá junto.
    Com a cola quente isso não acontecerá.
    Espero ter ajudado.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi. Estou começando então não sei muito bem como montar um bolo. Dúvida: para que os caninhos, já que estes ficam exatamente na altura do bolo? O que está segurando o bolo é o palito de churrasco?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esses caninhos que você encontra em lojas especializadas, devem ser cortados na altura do bolo. Então, você primeiro introduz o cano no bolo, marca,retira e corta, para depois colocá-lo novamente no bolo (veja lá a foto). O do meio é um palito de churrasco, que servirá para dar equilíbrio ao bolo.
      Entre cada andar é importante também passar um pouco de glacê para grudar.
      Abraço!

      Excluir
    2. Desculpe a intromissão. Entendi a dúvida dele. Pois eu tbm a tive qdo iniciei. Os canos, Anônimo, são para dar sustentação, para q o bolo de cima não afunde no de baixo. O bolo de cima pesa, sem esses canos ele afundaria, fazendo o bolo desabar. O pailto do meio serve como equilibrio como disse a Catarina, fazendo com q os bolos não "corram" ou deslizem.

      Excluir
    3. Isso mesmo, Maristela. Comentários sempre serão bem vindos! Mandou bem! beijo

      Excluir
  5. Oi Catarina,

    No caso de um bolo de andar (TODO COBERTO POR GLACÊ MÁRMORE)....qual seria o procedimento para montá-lo?
    e cubro antes ou depois?
    Caso seja antes, como transporto para cima do bolo sem que o glacê se quebre ou algo do tipo? preciso de uma resposta urgente, pois estou com uma encomenda. obrigada. Renata Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Renata. Nunca usei o glace mármore, mas pelo que andei vendo nas minhas buscas por receitas, etc., se for a versão que se aplica com espátula, acho que cobriria o bolo já montado para evitar problemas. Boa sorte! depois conta como foi.
      Bj

      Excluir
  6. Oi Catarina, tudo bem? gostaria de saber se ao colocar a pasta americana se cobre a base de isopor também e se ao cortar a pasta nao grudara na base do isopor. Eatou preocupada em questao a isso, espero que possa me ajudar e que nao seja um incomodo. beijos, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? em outro post (segue link aqui: http://paraquemgostadebolo.blogspot.com.br/2013/07/ideia-festa-pirata-e-mini-passo-passo.html ) eu ensinei como envolver a cartolina para servir como base.

      Você vai usar a mesma técnica com o isopor, pois não devemos colocar o bolo diretamente sobre o isopor já que a pasta vai grupar. O ideal é envolver o isopor com papel alumínio que deverá ser colado com cola quente.

      Essa eu uso apenas quando for necessário deixar o bolo mais alto. Em lojas especializadas é possível achar também bases de papelão plastificadas prontas para o uso.

      A vantagem do isopor é você poder furar e fixar facilmente o andar.

      Espero ter ajudado.

      beijo


      Excluir
  7. Olá Catarina, tudo bem? Gostaria de saber se ao cobrir o bolo com a pasta, coloco a pasta sobre o bolo e vou até terminar o bolo ou até cobrir a base de isopor?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. gostei bastante desta explicação ok.e-mail Ivone.bci@bol.com.br
    meu nome é ivone

    ResponderExcluir
  9. Olá! Essa técnica serve para bolos maiores também?

    ResponderExcluir
  10. oi meus bolos sempre quebram. poderiam mem dar uma receita de massa de bolo bem gostosinha e molhadinha. para que eu possa usar com pasta americana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia. Tudo bem? Você pode usar qualquer massa que seja mais firme. O segredo é fazer um dia antes para deixar a massa ficar mais firme. Você pode até colocar na geladeira se tiver feito no mesmo dia.

      Outra dica é regar o bolo (não muito) com uma calda feita com açúcar e água (mesma proporção - basta colocar no fogo e deixar ferver). Por onde tiver colocado a calda, não precisa regar outra vez.

      Se mesmo assim não der certo segue uma receita que eu gosto de chocolate. Não esqueça de regar pouco, pois caso contrário a pasta americana poderá derreter com a umidade do bolo e todo seu trabalho vai por água abaixo!

      Para um bom acabamento faça o barreado.

      BOLO DE CHOCOLATE

      4 ovos
      2 xícaras de farinha de trigo
      1 xícara de óleo
      1 xícara de açúcar
      1 xícara de água
      1 xícara de chocolate
      1 colher de sopa de fermento

      Bata tudo junto, deixando para misturar o fermento por último.

      beijo!

      Excluir
  11. QUAL O MELHOR RECHEIO PARA USAR EM BOLO DE PASTA AMERICANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Meire! São oa pastosos que não soltem muita umidade, pois ela pode arruinar a pasta (derreter). Ex: brigadeiro, doce de leite, etc.

      Abraço!

      Excluir
  12. Olá, você recomenda usar a pasta americana colorida, ou comprar a branca e colorir com os pigmentos específicos p/ pasta? Farei um bolo vermelho com detalhes em azul.
    beijos, Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alciara. Tudo bem? Acho que comprar a branca e tingir fica mais em conta. Os corantes em gel importados são melhores do que os nacionais. Entretanto, se você for usar as cores uma vez ou outra, compre já tingida, pois os melhores corantes custam muitas vezes mais do que a pasta de 500g já colorida.
      Agora se você usa muito corante, vale a pena e as cores são mais bonitas.
      Bj

      Excluir
    2. Muito obrigada! Me ajudou bastante. Parabéns pelo blog.
      bjs

      Excluir
  13. A massa de pão de ló pode ser molhada com guaraná???? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, cleusa! sempre molho com calda simples de açucar. mesma poporcao de agua e açucar.

      Excluir
  14. Oi Como transportar o bolo de casamento de 3 andares?

    ResponderExcluir
  15. Aonde eu compro esses suportes e isopor redondo, não estou encontrando em lugar nenhum

    ResponderExcluir
  16. cristiane de sao goncalo14 de novembro de 2013 às 14:03

    Oi como faco um bolo da galinha pintadinha do jeito que vc postou me ajuda por favor meu filho adorou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Cris. desculpe a demora! Segue: http://moprendada.blogspot.com.br/2010/11/biscoitinho-de-chocolate-e-canela.html
      bj

      Excluir
  17. Olá, Catarina, adorei esse post, estava buscando e te encontrei, estou pra fazer um bolo de chá de bebe no dia 30.11, farei ele a noite, para entregar na manhã do dia seguinte, no dia do chá. Comecei a fazer bolos dos meus filhos e cupcakes em 2010, mas me mudei e na minha cidade nova, na roça, tenho começado a fazer pra fora, e esse post me esclareceu muito... Obrigada por compartilhar... A minha dúvida é, moro na roça e é difícil de encontrar certas coisas, como essas colunas, pode se substituir por palitos de churrasco, tipo 3 ou 4 colados e encapados com papel alumínio? A minha vizinha que vai fazer um bolo de 2 andares e qdo achou esse kit de colunas por 75,00, achei um absurdo e ela não comprou... O bolo coberto com pasta, se cobre antes de montar? Obrigada e bjkas visite meus blogs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla. Obrigada. Gosto de dividir pq acabo sempre aprendendo com todos tb.
      Quanto a dúvida pode sim. Eu mesma jpa utilizei essa técnica algumas vezes. Eu como os tubos por R$ 15,00. Onde vc achou ou R$ 75,00?

      Você deve cobrir cada andar separadamente.

      Vou visitar com certeza!!!!!

      beijo


      Excluir
    2. Foi minha vizinha que me ligou de uma loja dizendo que o kit de colunas com o prato para o bolo era 75,00, não sei se ela viu errado, ou viu outra coisa...
      Gostaria de ver um post sobre bicos mais utilizados, para cupcake e bolos, tenho 3 da wilton, quero comprar mais, comprei o de desenho nº6 por 3,90 e o adaptador de bico plásctico da mago com 2 por 1,80 ontem, achei barato... bjkas

      Excluir
  18. Olá Catarina, tudo bem? gostaria de saber como manipulo a pasta americana, sem deixa frisado? e gostaria de saber também, se eu encontro disco de pvc ou plástico? sou de Belo Horizonte e não consigo encontrar. obrigado e bjos

    ResponderExcluir
  19. Olá Simone. Tudo bem? Vc viu o vídeo para cobrir bolo com pasta americana? Veja se te ajuda. Sobre os discos, você pode substituir por discos de isopor coberto com papel alumínio )mas para que o papel não descole, fixe-o com cola quente.
    Veja se acha na Barra Doce. bjk

    ResponderExcluir
  20. Olá Catarina! Posso utilizar essa técnica para fazer um Naked Cake?
    Como faço para esconder o isopor?? Existe alguma alternativa para não usar o isopor?
    Obrigada
    Julia Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, en Vogue. Dá para usar uns discos de papelão que já estão com uma película de plástico. Se não achar cole papel aluminio bem rente com cola quente. É importante ter uma base.

      Excluir
  21. olá Catarina, amei seu blog, sua forma de dividir algo com alguem desconhecido.
    parabéns pela sua atitude. ela é louvável.
    a minha duvida eram duas: uma acabei de tirar neste poste, pq toda ves que eu faço um bolo ele desliza, ficando torto. a outra é a pasta americana, sempre racha, vc tem alguma receita de pasta americana? pq eu prefiro fazer do quer comprar.
    te agradeço. Valkia Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada. Achoq eu dando a gente recebe também. É legal trocar informações e aprender. Como sou amadora, não tenho problema em dividir minhas experiências.
      Segue a receita da pasta: clique neste link:

      http://paraquemgostadebolo.blogspot.com.br/2012/12/passo-passo-receita-de-pasta-americana.html

      Beijo e boa sorte! :o)

      Excluir
  22. Oi Catarina, adoro confeitar bolos, faço só para a família, só que minha amiga pediu para fazer o bolo da sua filha de 15 anos, então comprei a pasta americana a mavalério para fazer um teste. Vc já usou e recomenda para que possa fazer?
    Vc tem também a receita da massa para indicar.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariane. Tudo bem? Nunca usei a da Malavério. Uso a da arcolor. Tem uam receita aqui no blog. Acesse o link: http://paraquemgostadebolo.blogspot.com.br/2012/12/passo-passo-receita-de-pasta-americana.html.
      Depois me conta. bjk

      Excluir
  23. Olá bom dia pra fazer um bolo kitkat, sem pasta americana também posso aplicar esse método? preciso fazer um bolo com aproximadamente 8kg e acho que de 3 andares ficaria perfeito. o que acha? pode me dar algumas dicas? Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca diz de andar Kit kat, mas acho que usaria os mesmos princípios. Depois me conta como fez.

      Bj

      Excluir
  24. Oi Catarina, quero saber onde posso encontrar as formas ou aros com as medidas profissionais, pois não estou encontrando. Pretendo fazer bolo pra fora com a pasta americana e queria que fosse tudo certinho, já fiz uns testes aqui em casa e deu tudo certo só preciso das formas ou aros certos pra que fique na altura e medida correta. Obrigada .
    Michelle Telles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é de São Paulo vá la na rua Paula Souza (http://vejasp.abril.com.br/materia/rua-paula-souza-utensilios-de-cozinha) . Há várias lojas por lá.

      Abraço

      Excluir
  25. Tenho um bolo de 2 andares para fazer um com 25cm outro com 15cm. Além do pratinho de isopor qual outro posso utilizar?
    E posso utilizar so o suporte sem o palito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Raissa. Já vi muita gente usando sem. Apenas colando com glacê. Se você vai montar no local, acho que não tem problemas, mas se vai transportar ... sei lá .. fico com medo.

      Quanto ao pratinho, você pode substituir por cartão laminado. Há algumas lojas que vendem. Vc pode fazer o seu mesmo cobrindo com papel alumínio bem colado com cola quente tb.

      Beijo

      Excluir
  26. pode me dizer o valor gasto para este bolo posso fazer sem pasta americana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josiane. .. tudo vai depender da região que está e dos insumos que for usar: chocolate nacional. importado ... aro, etc.

      Excluir
  27. Esses "caninhos" para a sustentação do bolo não poderiam ser canos de pvc, esterelizados, comprados em loja de material de construção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ... eu não sei, pois não conheço a composição química do PVC para saber se ele contamina os alimentos ... da próxima vez vou olhar a composição dos caninhos para ver se é a mesma ...

      Excluir
    2. Pesquisei. Eles foram feitos somente para passagem de líquidos. Somente com o calor sua composição pode se alterar. Mesmo vou aprofundar a pesquisa. obg

      Excluir
    3. Polímero PVC (Policloreto de Vinila) material usado em inúmeros itens usados no dia-a-dia. então sem problemas. Mas super recomendo uma boa lavagem com água e sabão antes de utilizar.

      http://www.mundoeducacao.com/quimica/polimero-pvc-policloreto-vinila.htm

      Excluir
    4. TBM QUERO USAR O CANO PVC MAS PENSEI EM REVESTIR COM FILME PLÁSTICO. SERÁ Q DA CERTO?

      Excluir
  28. q lindo esse blog queria passo a passo de flores de glaçe real obg meu email fenixcleusinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. meu nome e cleusa gostaria de saber de bolo de 2 andares um quadrado e outro redondo qtos kg da pra fazer um

    ResponderExcluir
  30. amei seu blog... estou me aventurando nesse mundo! suas dicas são preciosas...bju

    ResponderExcluir
  31. oi Catarina, poderia me dar uma receita de bolo, com a massa bem firme pr amim rechear com pasta americana? que tambem a massa seja boa de se comer rs

    ResponderExcluir
  32. Gostei das dicas ,estou pesquisando como utilizar pasta americana e como montar o bolo e aqui eu tirei todas as dúvidas.Tinha dúvidas também quanto ao tubinhos que ficavam entre os bolos ,mas já estou esclarecida...Obrigada!!

    ResponderExcluir
  33. qual a melhor pasta americana ou de leite ninho para iniciante fz um bolo bonito

    ResponderExcluir
  34. oi vou tentar fz um bolo de 3 andares retangular quantos cano em cada andar e si tenho que colocar palito / o meu suporte e de madeira mdf branca tenho que cobrir obrigada

    ResponderExcluir
  35. Tenho duvidas quanto a preços. Os valores, to mo começo e nao tenho esperiencia,quando faço os bolos as pessoas amam. E amigos dizem q estou perdendo dinheiro.Como devo fazer ese calculo.coloco quanto em cima da mao de obra?gas ,luz...essas coisas contam???? Por favor me ajude!obrigado. Michele Beauclair

    ResponderExcluir
  36. Meu email. micheletalentoearte@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Oi gostaria de saber se esse isopor suporta o peso de vários andares por colocar palito de churrasco para segurar o isoor o bolo fica pesado e ele nao fura o isopor ele aguenta o transporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for muito grande, melhor comprar as estacas proprias para bolo ou aqueles banquinhos feitos para isso.
      bj

      Excluir
  38. Se o bolo for de 3 andares, sendo o primeiro (base) um bolo falso todo de isopor (30 cm), é necessário furar o isopor com esses canos para suportar o segundo (20 cm) e terceiro (10 cm) bolo (que serão verdadeiros)???

    ResponderExcluir
  39. Amei o blog, era disso que eu precisava!
    Tenho uma duvida que me impede de ousa as vezes, você saberia me dizer qual glacê poderia usar para cupcake com pasta americana?
    Porque ja fiz o de leite condensado mas a pasta derreteu, ficarei muito grata se pude me ajuda
    jamine
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada!! A pasta não gosta de umidade, por isso é melhor usar ganache. Aqui vai uma receita: http://paraquemgostadebolo.blogspot.com.br/2012/11/aniversario-carrossel-bolo-cupcakes-e.html
      Beijo

      Excluir
    2. Um bolo de 3 andares da pra quantas pessoas?

      Excluir
  40. Como corta o bolo de 3 andares???
    começa por cima ou por baixo?

    ResponderExcluir
  41. Boa Noite, estou começando agora neste mundo dos bolos e tenho várias dúvidas, e hoje recebi uma encomenda de um bolo de 15 kg para fazer em 3 andares, quais tamanhos de forma tenho que usar para que de este peso? agradeço de coração se puder me ajudar..

    ResponderExcluir
  42. Boa Noite, estou começando agora neste mundo dos bolos e tenho várias dúvidas, e hoje recebi uma encomenda de um bolo de 15 kg para fazer em 3 andares, quais tamanhos de forma tenho que usar para que de este peso? agradeço de coração se puder me ajudar..

    ResponderExcluir
  43. Olá, Catarina!
    Adorei o seu blog, é exatamente o que eu estava procurando.
    Minha neta faz 18 anos e quer um bolo de 3 andares torto. Minha filha vai fazer o bolo. Qual BA melhor massa e rechei para esse tipo de bolo (com chocolate). Pode usar doce de leite como "cola" para a pasta americana?
    Obrigada é um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh , que linda! Vc pode usar qq bolo. Mas prense cada andar. Deixe prensado (já recheado) nas formas pelo menos 24 horas na geladeira.
      POde sim usar o doce de leite, mas prefiro ganache.
      bj

      Excluir
  44. Oi Catita

    Não sei se vai se lembrar de mim, era sua aluna na faculdade e te chamava de mãe...rsrsr

    na receita de bolo de chocolate o (chocolate) pode ser substituído por cacau em pó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, linda! Lógicooo. Vc viu que respondi por email?
      POde substituir sim, mas ele resseca um pouco a massa. Assim, é bom regar com calda, mas não exagere.
      bj

      Excluir
  45. Olá catarina..minha duvida e a seguinte: tenho q cobrir cada base de isopor com o papel aluminio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, mas vc deve colar com cola quente. Se preferir cole um papel cartão próprio para bolo, do mesmo tamanho do disco de isopor. Sempre com cola quente. Se vc não forrar o isopor, na hora de cortar vai sair pedaços junto com o bolo.
      bj

      Excluir
  46. Adorei o Blog! Tirei várias dúvidas aqui. Espero
    poder trocar ideias com todos aqui.
    Parabéns Catarina!

    ResponderExcluir
  47. Olá Catarina!! Me ajuda, pelo amor de Deus! hahahah Ok. Eu entendi tdo direitinho como fazer as bases do bolo, porém, como eu colo a última base, no caso a base que sustenta o bolo todo, na tábua do bolo???

    ResponderExcluir
  48. olá, Catarina, adorei as suas dicas,me ajudou muito,sera que se ao inves do palito de churrasco,eu colocasse,o proprio suporte.ou cano de pvc,no centro do bolo,teria algum perigo do bolo rachar o ideal mesmo é o palito de churrasco,pra esse fim.

    ResponderExcluir
  49. Amei este blog, pois vc dá respostas as questões, desejo saber se posso umedecer o bolo de três andares com RUM e Guaraná, pois vou rechear com nozes e fica uma delícia!

    ResponderExcluir
  50. Olá! Tudo pode se o sabor fica sucesso. Só não pode exagerar pq muita umidade derrete a pasta. Beijo!

    ResponderExcluir
  51. Olá Catarina, eu coloco os caninhos no 2 andar tbm? para sustentar o 3..

    ResponderExcluir
  52. Oi td bem tenho um bolo de 4k para fazer e minha duvida é que tamanho de forma usar sera que uma de 25cm e a outra de 15cm fica bom e quantas camadas de recheio posso usar desde ja agradeço....

    ResponderExcluir
  53. Oi Catarina, me indique um site, para que eu possa comprar moldes, para cortar pasta americana. bjos

    ResponderExcluir
  54. Oi Catarina, me indique um site, para que eu possa comprar moldes, para cortar pasta americana. bjos

    ResponderExcluir
  55. Olá Catarina boa noite, vou fazer meu aniversário dia 21/11 desse ano. Meu bolo será de 3 andares a base será quadrada e os outros dois andares serão redondos. Minha dúvida é como faço para montar os bolos e qual a cobertura mais indicada para esse tipo de bolo?

    ResponderExcluir
  56. oi gostaria de saber no caso de a pessoa for colocar topo de biscuit vc faz o mesmo processo no ultimo bolo?

    ResponderExcluir
  57. Catarina posso fazer bolo coberto com pasta americana com massa pão de ló aquela que leva emulsificante. obrigada.

    Meu email: Saracler11@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Wynn Slots for Android and iOS - Wooricasinos
    A free wooricasinos.info app https://febcasino.com/review/merit-casino/ for slot machines from WRI Holdings Limited that gri-go.com lets you play the ventureberg.com/ popular games, such 바카라 사이트 as free video slots, table games and live casino

    ResponderExcluir