segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Passo a passo: receita de pasta americana tradicional

 
Antes de mais nada, é importante esclarecer que há pastas para finalidades distintas (para cobrir, para modelar estruturas rígidas, flores e tecidos). Hoje, entretanto, falarei apenas da tradicional, para em outro post, comerntar as demais.
A pasta americana ou fondant (como os norte-americanos e ingleses costumam se referir) requer alguns cuidados específicos e sua composiçpão difere dos demais tipos que citei anteriormente.
Apesar de noventa por cento das vezes utilizar pasta pronta, acho importante e necessário sabermos a receita básica, caso haja necessidade de
A maior parte das pessoas com as quais converso a respeito compram a massa pronta, isso porque, compra-la dessa forma permite uma economia de tempo razoável. O lado ruim é que o valor, se comparado com a feita em casa, é bem mais elevado.
 
Ingredientes
 
-2 colheres de sopa de gelatina incolor e sem sabor (evite as do supermercado, compre as profissionais)
- 3 colheres de sopa de água, em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de glucose
- 1 colher de sopa de gordura vegetal hidrogenada
- 500g de açúcar impalpável
 
Modo de Preparo
 
Em um recipiente de vidro (de preferêcia) hidrate a gelatina na quantidade de água indicada na receita até a absorva por completo. Aqueça a gelatina em banho maria até que derreta e adicione a glucose e a gordura até que fique uma mistura homogênea. Deixe esfriar um pouco.
Coloque na bancada ou numa bacia larga (o suficiente para poder sovar) e abra um buraco, no qual irá despéjar a mistura. Aos poucos vá misturando o açúcar impalpável até que obtenha uma massa que desgrude das mãos e fique elástica.
 
Quando estiver pronta você poderá colorir com a cor que quiser. Use corante em gel (gosto muito do da Wilton, mas é muito caro - o da Arcolor é razoável). Caso queira aromatizá-la, adicione aos poucos, gotas de essência de amêndoa ou limão.
 
Pasta branca e colorida com corantes em gel vermelho e verde.
 
 
 
Cuidados extras:
 
  • Quando for abrir a masque a massa perca sua elasticidade.sa, não coloque açúcar impalpável para não grudar. Coloque amido de milho. Isso evita a massa perca sua elasticidade.
  • A pasta americana não pode ser colocada na geladeira. Você deve guardá-la em local seco dentro de um saco bem fechado.
  • Locais com ar condicionado muito forte tendem a rachar a pasta.
  • Se programe antes e modele/corte algumas peças com antecedência para que tenha certa resistência e fique mais fácil de manusear.
  • Para grudas peças simples, sem muito peso, basta pincelar  pouca (pouca mesmo) água.
  • É possível também usar corantes em pó, mas com pincel, não para misturar com a massa.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário