domingo, 31 de janeiro de 2016

A pasta americana: dúvidas frenquentes

Olá! Faz tempo que eu não escrevo, né? Depois de ter o segundo filho meu tempo ficou mais apertado. Contudo, agora que ela está mais crescida, as coisas parecem entrar nos eixos ... rs.

Desde o início do blog, na maior parte das vezes que eu divido minhas experiências na cozinha com vocês, muitas das perguntas e comentários são em relação a pasta americana. Então, resolvi fazer um pequeno roteiro das que eu consigo responder com base no que tenho feito até então.





Vamos lá!

1) É melhor fazer ou comprar?
Depende. Se optar em fazer em casa (receita aqui) você vai reduzir seu custo drasticamente, mas vai usar muito tempo para sova-la e tingir. Eu, pessoalmente, prefiro comprar porque é mais fácil e dependendo da cor, melhor. Não há muitas marcas no mercado brasileiro, mas parece que agora uma marca famosa americana desembarcou no Brasil, a Satin Ice. Nunca usei, mas tem um preço bem acima das nacionais. Dizem que pode até ir para geladeira. Ganhei uma amostra em uma das lojas que frequento, achei igual.

2) Pode ir para a geladeira?
Não. Pelo menos as nacionais. Isso porque ela mela, como qualquer coisa que com açúcar.

3) Por que a pasta do meu bolo fica todo melecada?
Provavelmente porque seu bolo está muito úmido ou o recheio é muito molhado. Frutas, por exemplo soltam água. Para evitar isso, procure recheios mais consistentes e antes de cobrir-lo passe uma camada de ganache para selar e nivelar o bolo.

4) A pasta  é muito mole.
Coloque um pouco de CMC. Ele vai tirar um pouco da umidade e ficará mais firme. 

5) Como colorir a pasta?
Sempre com corante em gel. É melhor. Os corantes nacionais são bons. Dependendo da cor não há necessidade de comprar o importado. Os corantes devem ser a base de água e não lipossolúvel (estes são para chocolate). Há corante em pó que podem ser usados também (lipossolúveis da marca Lullycandy). Pedi uma remessa recentemente para testar.

6) Meu bolo fica deformado.
Provavelmente a massa é muito fofa e/ou ele não foi prensado adequadamente. Você pode fazer qualquer bolo. Se a massa for fofa demais, prense o bolo (forre a assadeira que fez o bolo com um plastico firme e grande; comece a montar as camadas; quando terminar feche com o plastico e coloque algo por cima para prensar; use no dia seguinte cobrindo todo o bolo com ganache; deixe firmar na geladeira antes de usar).

7) Minha pasta rasga.
Não abra a massa muito fina, isso dificulta a cobertura do bolo. Abra com a altura de cerca de 0,5 cm.

8) Minhas modelagens ficam amassadinhas.
Quando for modelar bonecos e outros objetos, use CMC. A massa fica mais firme. Modele pelo menos um dia antes. Assim, quando for usar elas estarão firmes e secas. 

9) Não consigo fazer flores.
Use pasta específica para flores. A pasta comum pode ser usada, mas a de flores garante um resultado muito melhor. Se não quiser usa-la, coloque um pouco de CMC.

10) Como colo a pasta no bolo?
Cubra o bolo com o recheio ou om ganache.

11) Como colo as peças feitas de pasta americana?
Com glacê (receita aqui), um pouco de água ou cola CMC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário