sexta-feira, 5 de julho de 2013

Passo a passo: receita de pão de ló de chocolate e sapatinho da tinkerbell

Já há algum tempo recebi algumas mensagens pedindo uma receita de pão de ló para fazer bolo.  Então, segue uma básica que pode ser dobrada sem problemas. Esta permite assar três discos de 20 cm cada (o andar de um bolo). Depois, segue abaixo um pequeno passo a passo para a sapatilha dos cupcakes da foto.


Esse bolo foi inspirado nas cores da Tinkerbell (Sininho). Os dois andares foram feitos com pão de ló de chocolate e desta vez utilizei uma outra técnica para deixar o bolo liso, sem a necessidade de "barrear" o bolo, conforme postagem passada (clique aqui). Vou postar fotos mais para frente a respeito disso. Enquanto isso olha lá como o sapatinho do cupcake foi feito:


1. Abra a pasta. 2. Corte com a ajuda de um bico ou outro cortador para que todos tenham o mesmo volume de massa. 3 Faça uma bolinha depois a molde da forma oval. 4. Achate um pouco. 5. Faça o miolo da sapatilha com a ajuda de um boleador, palito ou qualquer outra ferramenta apta para isso. 6. Dê um formato de sapato com a ajuda dos dedos. 7. Cole uma bolinha branca na ponta com a ajuda de um pincel ligeiramente umedecido (se você colocar muito vai derreter a pasta e não vai colar!).
 

 
Receita de pão de ló de chocolate
 
 
Ingredientes
 
  • 5 ovos
  • 280 g de açúcar refinado
  • 200 g de farinha
  • 120 g de chocolate em pó (prefiro 50% cacau ou mais)
  • 240 g de leite quente
  • 15 g de fermento (cerca de uma colher de chá)
 
 
Como fazer?
 
Aqueça o forno a 180º C. Prepare três formas de 20 cm untadas e enfarinhadas. Separe os ingredientes. 
Bata os ovos na batedeira até dobrarem de volume. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Enquanto você estiver batendo  o açúcar com os ovos, aqueça o leite  (não precisa ferver, apenas deixe que saia uma fumacinha).
Adicione à mistura aos poucos a farinha já misturada com o chocolate em pó. Ao final adicione, com a batedeira ainda ligada em alta velocidade, o lei quente. Observe que a massa fará bolhas (esse é o ponto de parar de bater). Adicione com cuidado o fermento e mexa delicadamente.
Divida a massa nas três assadeiras e leve para assar por cerca de 35 minutos (faça o teste do palito). Não abra o forno antes disso!